e língua portuguesa, compatíveis com a série do ensino fundamental.
Para evitar que a barreira de água da ilha se rompa, por exemplo, a criança precisa completar a esteira
de palavras que conduz os tijolos de queijo até a Tartaruga-Mestra-de-Obras. Esta atividade estimula
o raciocínio e permite praticar, de forma divertida,
a composição dos termos empregados em nossa língua. De forma intuitiva, as crianças selecionam as letras e constituem verbetes simples ou compostos, desenvolvendo assim a habilidade da escrita e a compreensão das palavras.
A fase seguinte consiste em juntar o maior número possível de frutarones. Para isso, Coelho Sabido e seus amigos terão de escalar uma imensa montanha
e perseguir os piratas que atiram bolas de queijo
nas plantações. O topo da montanha só pode ser alcançado por meio dos degraus numerados, que precisam ser dispostos em ordem correta pelas crianças. Ao somar e subtrair os blocos que formam os degraus, nossos heróis garantem mais e mais Frutarones necessárias para sair da ilha.
Outra atividade de Coelho Sabido na Terra do Queijo que aparece em forma de brincadeira é sobre o conceito de sinônimos e antônimos. Para atravessar uma cachoeira e conseguir capturar número suficiente de pães até preencher o barril, Coelho Sabido precisará espetar as palavras de acordo com as instruções de uma velha árvore. Neste "exercício" de língua portuguesa, temperado com aventura e diversão, são estimulados os conhecimentos de palavras compostas e suas variações, como "guarda-chuva, guarda-roupas ou ainda água-viva e água-marinha", entre muitos outros exemplos.
0 Comentários